Volkswagen Lança Novo SUV de Entrada: Conquiste as Estradas com o VW Tera
nov, 5 2024O Novo SUV de Entrada da Volkswagen: Conheça o VW Tera
A Volkswagen está preparada para causar um grande impacto no mercado de SUVs de entrada com o lançamento do VW Tera. Este modelo promissor, que até então era chamado de Projeto VW 246 ou SUV A0, promete oferecer um conjunto completo de funcionalidades e design moderno, preenchendo uma lacuna importante no portfólio da montadora alemã. Programado para chegar ao mercado em meados de 2025, o VW Tera será uma escolha atraente para quem busca um SUV compacto, mas com a qualidade reconhecida da Volkswagen.
Posicionado estrategicamente abaixo do VW Nivus, o Tera entra num segmento altamente competitivo, confrontando rivais como o Fiat Pulse e o Renault Kardian. O anúncio da produção nacional na planta de Taubaté, em São Paulo, é um reflexo da aposta da Volkswagen no mercado brasileiro. Submetido à linha de produção junto ao Polo hatchback, o VW Tera será desenvolvido sob a plataforma MQB, conhecida por sua flexibilidade e eficiência, que suporta uma variedade de configurações e garante um veículo bem balanceado e de alto desempenho.
Design Diferenciado e Inovador
Um dos pontos de destaque do VW Tera é o seu design, que empresta elementos do famoso VW Tiguan vendido na Europa. Essa inspiração resulta em um visual robusto e moderno, com um capô que se mantém paralelo ao solo, faróis horizontais e mais estreitos, além de um para-choque frontal exclusivo que confere uma presença marcante nas estradas urbanas e rurais. As características de design não param por aí: na parte traseira, o Tera exibirá uma tampa do porta-malas distinta e elegantes lanternas horizontais conectadas por uma barra iluminada.
Os arcos das rodas em preto oferecem um contraste estiloso e são integrados ao redor das portas, reforçando a impressão de solidez e adaptabilidade do veículo. No interior, o painel do VW Tera será inspirado no do Skoda Fabia, proporcionando um ambiente contemporâneo e repleto de tecnologias intuitivas, visando proporcionar o máximo de conforto e interação ao motorista e passageiros.
Performance e Eficiência
Em termos de desempenho, o VW Tera será equipado com o motor 1.0 170 TSI, uma unidade já consagrada nos modelos da Volkswagen, que oferece versatilidade e eficiência. A motorização permite a escolha entre uma transmissão manual de cinco velocidades ou uma automática de seis marchas, atendendo a diferentes preferências de condução. Com etanol, o motor gera 116 cavalos de potência a 5.000 rpm, enquanto com gasolina gera 109 cavalos, ambos com um torque comum de 16,8 kgfm entre 1.750 rpm e 4.250 rpm, características que traduzem uma condução ágil e responsiva.
Dimensões Compactas com Espaço Generoso
Apesar de ser um SUV compacto, o VW Tera não compromete o espaço interior, proporcionando conforto mesmo em viagens mais longas. Medindo aproximadamente 4,10 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,56 metros e largura de 1,78 metros, o veículo oferece uma cabine que acomoda bem os ocupantes, sem descuidar do espaço para bagagens. A altura de 1,45 metros completa o conjunto, trazendo uma altura adequada tanto para agilidade quanto para acesso conveniente.
Pioneirismo e Inovação
Com o lançamento do VW Tera, a Volkswagen reafirma seu compromisso com inovação e a capacidade de atender às demandas de um mercado em constante evolução. O novo SUV de entrada não só amplia o leque de opções para os consumidores brasileiros, mas também destaca o papel da indústria nacional na estratégia global da empresa. Ao combinar estilo, tecnologia e performance, o VW Tera se posiciona como uma promessa de vanguarda para os entusiastas de carros que buscam um modelo compacto, porém completo.
Nesta nova empreitada, a Volkswagen sinaliza sua intenção de continuar liderando o setor automotivo, mantendo-se atenta às necessidades do consumidor e incorporando as tendências mais recentes. O VW Tera surge, assim, como uma resposta alinhada aos valores da marca, prestes a redefinir os padrões da categoria SUV de entrada.